20 de fev. de 2013

Vídeo mostra como funcionam os ataques hackers feitos pelos chineses


Recentemente, os Estados Unidos receberam uma série de ataques virtuais vinda de um grupo hacker localizado na China, o que fez muitos se perguntarem como tudo foi feito. Seria apenas mais um dos famosos golpes DDoS ou estamos falando de técnicas mais sofisticadas?


Em resposta às nossas dúvidas, a Mandiant – a mesma empresa de segurança que descobriu o suposto quartel-general do grupo – disponibilizou um novo vídeo. Nele, é possível ver os hackers chineses (mantidos em anonimato) em ação, bem algumas das técnicas deles em funcionamento. 

Como a companhia conseguiu tais gravações, é um grande mistério.

Ataques hackers:

O vídeo em questão abusa de linguagem técnica, por isso é provável que muitos tenham problemas para entender o que ocorre na gravação (que, para piorar, ainda segue em alta velocidade). No entanto, não há como deixar de perceber que as técnicas usadas conseguem ser surpreendentemente simples e eficientes.

Um exemplo delas é o método do “spearfishing”, aquele em que são enviados emails com anexos infectados que, quando abertos, enviam seus dados para o dono do malware. Abusando de algumas brechas simples do Gmail, os hackers também conseguiram criar contas falsas no serviço. Já para invasões de computadores, tudo o que eles precisam fazer é executar programas feitos especialmente para essa tarefa.

Confira o vídeo completo logo abaixo: