Revelado no Japão, celular Windows Mango, será o mais novo concorrente da Apple e do sistema operacional Android
A Microsoft anunciou, que o mais recente sistema operacional para celular da Windows Phone chamado de Mango, foi finalizado e liberado para produção.
Fabricantes deverão iniciar os testes no projeto para o novo sistema operacional iOS (desenvolvido e fabricado pela Apple). O que agora resta, de acordo com Terry Myerson, vice-presidente do departamento de engenharia da Windows Phone, da Microsoft: “Marca o objetivo no processo do desenvolvimento onde transmitiremos os códigos aos nossos telefones e companias de telefonia celular parceiras por suas especificidades e configurações de rede.
Essa nova versão atualizada da plataforma Windows Phone 7 (WP7) da Microsoft, apresentará alta simultaneidade entre aplicativos, uma aptidão em navegação na internet mais rápida no Internet Explorer 9, melhor leitura de e-mail, e uma funcionalidade aprimorada que conecta textos, IM, com chat do Facebook em uma conversa.
Em geral, a Microsoft anunciou que Mango tem mais de 500 novos recursos que o tornam mais atual que o anterior. Segundo Sascha Segan da revista PCmag.com, a nova versão da WP7 “é bacana de usar” e tem “ muitos recursos para manter contato com os amigos e a família” e é “mais fácil de usar que o Android e mais amplificado do que o iOS.”
Essa mudança da Microsoft apoia um boato de que a plataforma tão esperada pode estar disponível aos consumidores em setembro em diversos aparelhos da Acer, Fujitsu, ZTE, Samsung e Nokia.
Algumas destas melhorias podem ser vistas no novo smartphone, o IS12T, que só estará disponível no Japão. Produzido pela Fujitsu Toshiba Mobile Communications, o aparelho deverá estar disponível em Setembro. O preço não foi anunciado.
A empresa é uma das várias parceiras com as quais a Microsoft está trabalhando para produção de aparelhos com Mango. Outras incluem a taiwanesa Acer e a chinesa ZTE, mas talvez os aparelhos mais aguardados sejam os da Nokia. A fabricante Finlandesa declarou no início deste ano seu apoio total ao Windows Phone 7, ao firmar um acordo de colaboração com a Microsoft na produção de futuros aparelhos e desenvolvimento de tecnologia.
A Nokia está perdendo mercado para concorrentes cada vez mais agressivos, mas ainda é um dos maiores fabricantes de smartphones em todo o mundo, e tem o potencial de ajudar a Microsoft a dominar o mercado.
O lançamento do aparelho da Fujitsu ocorreu poucas horas após a Microsoft declarar que o desenvolvimento do sistema estava finalizado e que ele estava pronto para ser instalado em aparelhos para os consumidores. Isto significa que novos aparelhos devem ser adicionados nas próximas semanas.
“Agora tudo depende da diversidade no portfólio de aparelhos que irão surgir”, disse Hilwa. O IDC prevê que smartphones com o sistema operacional Windows Phone serão responsáveis por 20% do mercado em 2015, atrás apenas do Android.
“A Microsoft fará uma escalada rumo ao sucesso e participação no mercado ao longo das próximas versões”, disse o analista. “Suas chances poderão aumentar significativamente com um lançamento bem-sucedido do Windows 8 em 2012, que criará sinergias entre o PC e o smartphone de novas formas”.
O IS12T tem uma tela de 3.7 polegadas e câmera de 13.2 megapixel. Opera em redes CDMA e traz recursos como interfaces Bluetooth e Wi-Fi. Pesa 113 gramas e tem uma bateria que, segundo sua fabricante, deve ter autonomia de mais de 11 dias em espera e 6 horas de conversação. O aparelho tem 32 GB de memória interna e é resistente a água, com certificação IPX5.