4 de dez de 2012

Há 20 anos era enviado o primeiro SMS

SMS - Mensagem de Texto

No dia 3 de dezembro de 1992, o britânico Neil Papworth desejou "Feliz Natal" ao diretor da Vodafone Richard Jarvis durante uma festa de fim de ano da empresa. O fato pode não parecer impressionante, mas revolucionaria as telecomunicações nos anos seguintes: foi a primeira vez que alguém enviou um SMS na história.


O serviço, no entanto, foi idealizado alguns anos antes por uma equipe liderada por Mattl Makonen, que não chegou a patentear a criação, mas só viria a se concretizar nas mãos de Papworth.

A primeira mensagem da história foi enviada por Papworth de seu computador de trabalho para um telefone Orbitel 901 que estava ligado à rede da Vodafone. No ano seguinte, a Nokia já havia abraçado o protocolo e outros fabricantes logo se juntaram.

"Parecia um jeito inteligente de os funcionários da companhia trocarem mensagens simples. Eu nunca teria previsto que o SMS se espalharia para os consumidores e se tornaria o que é. Não parecia grande coisa, na época", disse Papworth há 5 anos, durante encontro da Associação de SMS e Mensagens móveis em comemoração ao aniversário de 15 anos do feito.

Curiosamente, a data chega no momento em que o SMS está em queda. Apesar de trocas de mensagens por celulares seguirem em alta, o crescimento do mercado de smartphones ameaça o recurso, com a popularização de aplicativos como o iMessage, Whatsapp, entre outros possíveis sucessores.