1 de dez. de 2012

Cinco passos para tornar o departamento de TI mais relevante


Profissionais
Para ajudar os CIOs (Chief Information Officer ou Diretores de TI) a transformar o desafio de hoje em oportunidade, o Wall Street Journal realizou entrevistas com dez profissionais da área que possuem uma visão do futuro. As dicas são aplicáveis a praticamente todos os setores que enfrentam problemas em seus negócios devido a mudança da tecnologia. Veja abaixo conselhos práticos para quem trabalha com tecnologia e quer ganhar importância dentro da estrutura das empresas.

1 - Identifique estratégias de negócios dirigidas. Os CIOs precisam definir modelos de negócios operacionais que aliem a TI aos planos da organização, e às necessidades operacionais  Para isso, o profissional deve ir além do papel tradicional, fortalecendo sua imagem como o de fornecedor de infraestrutura e oferta de serviços que beneficiem a corporação. Isso vai permitir ao CIO ajudar na evolução das missões da companhia, o que vai deixá-lo em destaque.

2 - Construa uma boa infraestrutura. Lisa Davos, CIO da Georgetown University, ressalta a importância da infraestrutura moderna: "À medida que adotamos as soluções de nuvem, lançamos aplicativos móveis e fornecemos acesso à informação de qualquer lugar a qualquer hora, nós temos que construir uma base de qualidade do serviço", comentou. O planejamento da infraestrutura exige que o CIO antecipe as necessidades das organizações. Eles devem levar em consideração as necessidades da empresa, o custo e a qualidade da tecnologia. Além disso, a infraestrutura deve encontrar equilíbrio entre os requisitos dos negócios, orçamento e escalabilidade.

3 - Forneça os aplicativos e serviços corretos. Os usuários dependem de aplicações e serviços que a TI fornece, por isso, a escolha de quais soluções serão adotadas é muito importante. Como observa Reed Sheard, CIO da Westmont College: "Os profissionais devem oferecer uma infraestrutura necessária e, em seguida, aplicativos que consigam atingir os maiores objetivos da companhia. Se o CIO não puder oferecer aplicações úteis, a inovação e transformação da corporação permanecerá inatingível".

4 - Transforme a organização da TI. Para cumprir a promessa de inovação, os CIOs são responsáveis por tornar a TI uma parceira estratégica. O departamento de TI funciona de forma diferente dos demais, por isso, os profissionais da área devem reformular a dinâmica dentro dos departamentos para acompanhar a velocidade da companhia. Embora não seja fácil, a transformação interna da TI é um passo necessário para que a área entregue o seu melhor e ganhe destaque.

5 - Apoie a transformação organizacional e a mudança de cultura da empresa. Para tornar a cultura da companhia receptiva à inovação tecnológica, os CIOs devem estabelecer processos sistemáticos para ouvir as partes interessadas, solicitar feedbacks e incentivá-los a desenvolver e compartilhar ideias inovadoras. Os CIOs entrevistados demonstram que a TI pode ser usada para inovação e novas ideias, se tornando essencial no planejamento estratégico dos negócios.