5 de out. de 2012

Relembre os compromissos que você acertou com Mark Zuckerberg


Mark ZuckerbergFacebook anunciou nesta quinta-feira, 4, ter superado a marca de 1 bilhão de usuários ativos; uma em cada sete pessoas no mundo navega mensalmente pela rede social.

Você pode não conhecer Mark Zuckerberg pessoalmente, mas já 'apertou' a mão dele pela internet. Se você é parte do bilhão de seguidores, concordou em respeitar os princípios estabelecidos nas mais variadas diretrizes, como compartilhamento de conteúdo e segurança.

Em homenagem à marca histórica, O PearHelp vasculhou o manual de regras da rede social para recordar a que está exposto o bilhão de usuários. Afinal, o Facebook é um serviço particular e assim age de acordo com suas políticas.

As informações abaixo constam da “Declaração de direitos e responsabilidades”, termo cuja assinatura é obrigatória caso o internauta queira abrir uma conta na rede.

"Segurança

- Você não publicará comunicações comerciais não autorizadas (como spam) no Facebook.

- Você não coletará conteúdo ou informações de usuários, ou acessará o Facebook de outra forma, usando meios automáticos (como bots de coleta, robôs, spiders ou scrapers) sem nossa permissão prévia.

- Você não fará parte de marketing multinível ilegal, como um esquema de pirâmide, no Facebook.

- Você não enviará vírus ou outros códigos maliciosos.

- Você não solicitará informações de login nem acessará uma conta que pertença a outra pessoa.

- Você não irá intimidar, assediar ou praticar bullying contra qualquer usuário.

- Você não publicará conteúdo que: contenha discurso de ódio, seja ameaçador ou pornográfico; incite violência; ou contenha nudez ou violência gráfica ou desnecessária.

- Você não irá desenvolver nem operar um aplicativo de terceiros que esteja relacionado a álcool, namoro ou outro conteúdo adulto (incluindo propagandas) sem as restrições apropriadas com base em idade.

- Você seguirá nossas Diretrizes de promoções e todas as leis aplicáveis se publicar ou oferecer concursos, brindes ou jogos de apostas (“promoção”) no Facebook.

- Você não usará o Facebook para praticar qualquer ato ilegal, equivocado, malicioso ou discriminatório.

- Você não fará nada que possa desabilitar, sobrecarregar ou impedir o funcionamento ou a aparência adequados do Facebook, como um ataque de negação de serviço ou interferência no processamento da página ou de outra funcionalidade do Facebook.

- Você não facilitará nem incentivará a violação desta Declaração ou de nossas políticas. 


Registro e segurança da conta


- Você não irá fornecer qualquer informação pessoal falsa no Facebook, nem criar uma conta para ninguém além de si mesmo sem permissão.

- Você não deve criar mais de uma conta pessoal.

- Se desativarmos sua conta, você não deverá criar outra sem nossa permissão.

- Você não deve usar sua linha do tempo pessoal para seu próprio ganho comercial (como a venda de sua atualização de status para um anunciante).

- Você não deve usar o Facebook se for menor de 13 anos.

- Você não deve usar o Facebook se for um criminoso sexual condenado.

- Você deve manter suas informações de contato precisas e atualizadas.

- Você não deve compartilhar sua senha (ou, no caso de desenvolvedores, sua chave secreta), deixar alguém acessar sua conta ou fazer qualquer outra coisa que possa comprometer a segurança de sua conta.

- Você não deve transferir sua conta (incluindo qualquer página ou aplicativo administrado por você) para ninguém sem primeiro obter nossa permissão por escrito.

- Se você selecionar um nome de usuário ou identificador similar para sua conta ou página, nós nos reservaremos o direito de remover ou recuperá-lo se considerarmos adequado (por exemplo, quando um proprietário de uma marca comercial reclamar de um nome de usuário que não tem qualquer relação com o nome real do usuário).

Proteção dos direitos de outras pessoas
- Você não deve publicar conteúdo ou tomar qualquer atitude no Facebook que infrinja ou viole os direitos alheios ou a lei.


- Nós podemos remover qualquer conteúdo ou informações publicadas por você no Facebook se julgarmos que isso viola esta declaração ou nossas políticas.

- Nós fornecemos a você as ferramentas para ajudá-lo a proteger seus direitos de propriedade intelectual. Para saber mais, acesse nossa página Como denunciar reclamações de infrações de propriedade intelectual.

- Se removermos seu conteúdo por infringir os direitos autorais de alguém, e você acredita que o removemos por engano, forneceremos a você a oportunidade de recorrer.

- Se você violar repetidamente os direitos de propriedade intelectual de outras pessoas, desativaremos sua conta quando julgarmos apropriado.

- Você não deve usar nossos direitos autorais ou marcas registradas (incluindo Facebook, os logotipos Facebook e F, FB, Face, Cutucar, Livro e Mural), ou qualquer marca semelhante que possa causar confusão, exceto quando expressamente autorizado por nossas Diretrizes de uso de marcas ou com nossa permissão prévia por escrito.

- Se for coletar informações de usuários, você deverá: obter seu consentimento, deixar claro que é você (e não o Facebook) quem está coletando as informações e publicar uma política de privacidade explicando quais informações serão coletadas e como elas serão usadas.

- Você não deve publicar documentos de identificação ou informações financeiras confidenciais de ninguém no Facebook.

- Você não deve marcar usuários nem enviar convites por e-mail para não usuários sem o consentimento deles. O Facebook oferece ferramentas de denúncia social para permitir que os usuários comentem sobre a marcação."