16 de mar. de 2012

SEO? SEM? O que são todas essas siglas?

É exatamente sobre isso que abordo neste artigo inicial, para colocar você por dentro das oportunidades de exibir o seu site, seja ele um blog ou e-commerce.

Então vamos lá:

O que é SEM (és-í-em)
Search Engine Marketing, ou Marketing de Busca

É uma parte do marketing digital que tem como objetivo fazer um site ganhar visibilidade através da melhora do seu posicionamento nos resultados das ferramentas de busca, como Google e Bing. Pode ser através da utilização de anúncios pagos, anúncios contextuais ou através de um bom posicionamento nos resultados do Google. Abrange basicamente os resultados pagos (links patrocinados) e os resultados orgânicos (otimização de sites).Reprodução
O que é SEO (és-í-ow)
Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites

É um conjunto de técnicas para tornar seu site vísivel aos clientes, que vão desde incluir palavras-chave nos textos a construir links apontando para o seu site, tudo isso para torná-lo relevante e consequentemente alcançar uma boa posição nos resultados para as palavras-chave do seu interesse.

Porque só Google?
Você deve ter reparado que eu me referi ao Bing (buscador da Microsoft) apenas uma vez, enquanto o Google foi citado diversas vezes. Isso porque o gigante de Mountain View lidera disparado o mercado de buscas no Brasil.Reprodução
(Gráfico: Google Discovery)

Na imagem acima, estão os acessos aos buscadores no Brasil. O Google domina 90% das buscas feitas no país, de acordo com um estudo da Serasa Experian. Apesar de ter perdido um pouco nos últimos anos, ele ainda é sinônimo de busca, e quer dizer que para a maioria dos sites, o importante é focar no Google. E é isso que faremos nesta coluna, salvo raras exceções.

SEO x Adwords

Dentro do Google aparecem dois tipos de resultados: os orgânicos e os pagos.
E os cliques das pessoas que fazem buscas ficam divididos em 70% para os naturais, e os 30% restantes para os links patrocinados. Isso acontece porque os próprios usuários dão maior credibilidade aos resultados da lista orgânica, pois só quem tem um bom site consegue ficar no topo, enquanto para aparecer nos pagos só é preciso ter dinheiro para comprar o espaço.
Mesmo assim, recomendo que façam os dois tipos de campanha, para abranger 100% do cliques em potencial. Na imagem abaixo, estão mapeadas as áreas de resultados do Google, divido entre resultados pagos e orgânicosReprodução.

Heat Maps
Foi feita uma pesquisa na qual os olhos dos internautas eram filmados justamente para registrar para onde eles mais apontavam e, consequentemente, onde os usuários mais clicavam. Essas imagens mostram como é a interação de quem está realizando uma busca. Confira:

Reprodução
Depois que ela entra no seu site, essa seria a tabela padrão, que é do próprio Google, indicando que a maior parte dos visitantes olha mais para o topo à esquerda, e depois desce um pouco até o meio. Veja só:

Reprodução 
Disso tiramos a conclusão de que deve-se posicionar o conteúdo de destaque na sua página mais para a esquerda ao alto, justamente para chamar a atenção do usuário, e não fazê-lo sair do seu site porque não encontrou rapidamente o que desejava.

Esse comportamento de entrar e sair do seu site rapidamente influencia no seu rankeamento, pois eleva a Taxa de Rejeição.

Bem vindos ao mundo SEO!



Por João Gabriel da Fonseca