27 de dez. de 2011

Os memes que bombaram na internet em 2011


Batman

2012 está aí e é hora de fazer uma retrospectiva dos fatos que mais chamaram a atenção no ano que passou. Em meio a smartphones, aplicativos, tablets e outros aparelhos tecnológicos, uma das ferramentas mais óbvias - e que sempre estará em evidência - é o YouTube. Pensando nisso, reunimos os vídeos e gírias mais marcantes do ano para você relembrar ou tentar se esquecer deles. Afinal, se isto é estar na pior, o que quer dizer estar bem, não é?

Mamilos!

Algumas pessoas fazem de tudo para buscar a popularidade na internet, outras nem se esforçaram tanto, mas parecem fazer valer aquele ditado: no lugar certo, na hora certa. Uma delas é Bruno, um garoto que faltou na escola para jogar Habbo e resolveu gravar um vídeo com menos de 30 segundos, sem o menor sentido. Sem camisa e diante da webcam, o jovem tinha uma revelação polêmica a fazer: MAMILOS!

"Mamilos são muito polêmicos" se tornou um dos maiores virais do ano e qualquer conversa que envolvia a palavra "polêmico" virou motivo para alguém fazer brincadeiras com os mamilos citados no vídeo. Hoje, o adolescente faz questão de ser chamado de "garoto-mamilo" e já apareceu em diversos programas de TV.





E o pintinho? Piu!

Com apenas 11 anos, o estudante Dheymerson Lima resolveu dublar o som de diversos animais da música "Pintinho Piu" que, ao que tudo indica, narra a vida de um proprietário de uma casa com vários bichos.

Mas o engraçado mesmo fica por conta da performance do jovem: com o fast forward ligado, o cearense mostra que tem uma excelente memória.



Larica dos Muleke

O Larica dos Muleke - que curiosamente tem uma menina como integrante - é um grupo de "cantores" adolescentes que bombou na net com o hit "Tô Com Fome, Quero Leite", em abril de 2011. Em maio, lançaram o segundo single, chamado "Lanche é Lanche", quando alcançaram de vez o sucesso, pelo menos no mundo virtual. E olha que eles investiram em super produção e tudo, com direito a efeitos especiais, barulhos de tiros, figurino e muito mais. Desfilando pelas ruas, os jovens mostram toda sua habilidade, fazendo uma música bem popular, que já rodou o Brasil inteiro.


Mataram a formiguinha

Com a impressionante marca de 25,5 milhões de acesso, este é um dos memes mais vistos em toda a história do YouTube - pelo menos os brasileiros. O vídeo deixa aquela sensação de dó (Que dó! Que dó! Que dó!) do garotinho que chora muito porque mataram a formiguinha dele. O bichinho foi enterrado como indigente, mas a pergunta que não quer calar foi: quem foi o "assassino"?







E teve boatos que eu ainda estava na pior

Este seria apenas um vídeo da transexual Luisa Marilac, que queria mostrar para seu ex-namorado que tinha superado o término da relação e dado a volta por cima. Ela só não poderia imaginar que suas frases se tornariam memoráveis e repetidas com frequência em 2011.

As expressões "e teve boatos que eu ainda estava na pior" e "bons drinque" foram utilizadas até mesmo em uma novela. Com o sucesso, Marilac, que mora na Europa, voltou ao Brasil para se apresentar em casas noturnas, programas televisivos e desfiles de moda. Se isso é estar na pior, hein?










Nyan Cat

Quem disse que, numa geração dominada por consoles de alta tecnologia, um simpático gato feito de pixels alcançaria a marca de 52 milhões de visualizações no YouTube? Este foi o sucesso de Nyan Cat, um meme japonês que invadiu a internet brasileira no segundo semestre. O vídeo original tem cerca de 3 minutos e é praticamente impossível assistí-lo até o final, já que o gatinho não faz outra coisa a não ser cantar "nyanyanyanyanyanyan" repetidamente. Para se ter noção do sucesso, pessoas começaram a usá-lo na vida real, como em camisetas, fantasias, produtos e até mesmo em tatuagens. Teve até quem transformasse os próprios bichanos na versão japonesa do gato! 







Pôneis malditos

"Pôneis malditos, pôneis malditos, venha com a gente atolaaaaaaaar". Esse é mais um destaque nacional que merece uma menção em nossa lista de memes. A campanha publicitária da Nissan foi uma das mais bem-sucedidas do ano e aumentou em 81% nas vendas da empresa, não somente o Frontier. O modelo Sentra cresceu 127%, com 1.161 unidades, enquanto o Tiida acumulou 120%, com 1.470 unidades. Já o Livina teve alta de 15%, com 1.245 carros vendidos.

Talvez a grande sacada da Nissan tenha sido a produção de comerciais diferentes para a TV e internet, que fez um grande sucesso e ficou por semanas nos Trending Topics do Twitter.







Charlie Sheen #WINNING

Famoso por filmes como "Top Gang" e "Platoon", e pela série Two and a Half Men, nem mesmo o ator Charlie Sheen escapou dos virais da web. Como tudo que cai na rede, Sheen virou sensação após uma entrevista para o Today Show, quando os Gregory Brothers - os mesmos caras que criaram o Bed Intruder, no ano passado - montaram uma versão auto tune do depoimento, transformando o ex-protagonista de Two and a Half Men em um mito.







System of a Dilma

Quem diria que até a presidente teria seu espaço na internet? Pois essa é a proposta do viral "System of a Dilma", que mistura um plebicito da política na época da eleição com efeitos de autotune, além de ter a banda System of a Down como fundo musical. O resultado é um vídeo divertido e que não dá para parar de ver.







Garoto Zangief

Antes de fazer brincadeiras de mau gosto com um colega gordinho, é melhor assistir a uma das histórias mais surpreendentes do ano. Casey, um estudante australiano, sempre foi motivo de zoações por parte de seus amigos do colégio. Vítima de bullying e cansado de ser envergonhado todos os dias, o jovem de 15 anos resolveu dar o troco e revidou a um dos ataques de outro aluno, que o incomodava há algumas semana.

Não demorou muito para que o vídeo se tornasse um viral instantâneo. O golpe ficou famoso por se assemelhar ao "Lariat", o mesmo usado pelo personagem Zangief no game Street Fighter. Depois do hit rodar o mundo, Casey deu entrevistas sobre o fato e, hoje, é considerado um dos símbolos na luta contra o bullying.







Hoje é dia de rock, bebê!

O festival de música Rock In Rio voltou ao Brasil em 2011 e será lembrado eternamente por seus personagens. Uma deles é a atriz Christiane Torloni, que pareceu bastante bêbada durante uma entrevista para um canal de TV à cabo. Torloni, que tropeçava um pouco nas palavras, soltou o "hoje é dia de rock, bebê", uma das pérolas que está até hoje em muitas conversas. A atriz nega que estivesse bêbada, mas o fato é que o bordão bombou em todas as redes sociais na época.








Ninguém me "tucuta" no Facebook

Viciado em Facebook, o jovem Rossoni, de Porto Velho (Rondônia), só queria uma coisa na rede social mais famosa do mundo: receber cantadas, xavecos e as até "cutucadas". Após sair de uma balada, um pouco bêbado, Rossoni se abriu com o irmão e repetiu diversas vezes que ninguém o "tucutava" no Facebook, nem o seguia o Twitter. A indignação foi parar na internet e já acumula mais de 2 milhões de acessos.





Devassa do Pará

Revoltada com o sucesso de Sandy para um comercial de cerveja, uma jovem do estado do Pará decidiu mostrar sua indignação e também fazer uma versão da campanha publicitária que elevou a cantora. Não tem muito o que explicar, pois o vídeo já fala por si só: com um fundo branco pixado "Devassa", a garota só quer mostrar "pá todo mundo vê, que todo mundo tem o seu lado devassi dentro de si próprio".

Devassa do Pará

Revoltada com o sucesso de Sandy para um comercial de cerveja, uma jovem do estado do Pará decidiu mostrar sua indignação e também fazer uma versão da campanha publicitária que elevou a cantora. Não tem muito o que explicar, pois o vídeo já fala por si só: com um fundo branco pixado "Devassa", a garota só quer mostrar "pá todo mundo vê, que todo mundo tem o seu lado devassi dentro de si próprio".





Que deselegante!

A bola da vez foi a apresentadora Sandra Annenberg. Durante uma cobertura ao vivo, a repórter Monalisa Perrone falava com o público em um link da emissora de TV, sobre as últimas informações do tratamento médico enfrentado pelo ex-presidente Lula. Tudo ok, até que um rapaz invade a transmissão e literalmente atropela Monalisa. Sandra, imediatamente, solta uma frase que se tornou o mais recente meme da web: "que deselegante".





Rebecca Black - Friday

Não poderíamos terminar esta matéria sem mencionar o vídeo de Rebecca Black. A garota de 13 anos se tornou a nova revelação da internet, quando alcançou a marca de 80 milhões de visualizações e ultrapassou artistas como Lady GaGa, Beyoncé e Justin Bieber.

Apesar do seu hit, "It's Friday, Friday", ter sido considerado o pior clipe da história em uma votação recente do próprio YouTube e ter tido o menor índice de aprovação - mais de 1,2 milhões de dislikes -, a jovem ganhou uma fortuna ao assinar um contrato com uma gravadora.