Uma das soluções mais buscadas por pesquisadores e engenheiros, talvez, seja baterias com vida útil muito acima das que conhecemos hoje. Empresas como a Samsung, por exemplo, já fabricaram produtos similares, como uma lâmpada de LED que dura 36 anos!
A mais recente companhia que parece estar buscando uma nova solução é nada mais, nada menos, que a Apple. A fabricante do iPhone registrou duas patentes para uma tecnologia que incorpora baterias de células de hidrogênio nos seus portáteis. Os aparelhos teriam maior autonomia com uma única carga, além de durar mais tempo que uma bateria normal.
Segundo informações do The Telegraph, a empresa de Cupertino já estaria em processo de desenvolvimento e aplicação da nova ferramenta na próxima geração dos MacBooks. O recurso, considerado uma fonte de energial potencial para que veículos sejam menos poluentes, tem aumentado o interesse de organizações que visam substituir as baterias convencionais por itens menos poluentes. O relatório da patente também observa que as células de combustíveis de hidrogênio podem ser menores e mais leves que as baterias tradicionais.
As duas patentes, intituladas "Sistema de Célula de Combustível para Alimentar um Dispositivo de Computação Portátil" e "Sistema de Célula de Combustível Acoplado a um Dispositivo de Computação Portátil", não são os primeiros sinais de que a Apple tem buscado maneiras para substituir a tecnologia atual de suas baterias. Em outubro, outros documentos detalhavam maneiras de extrair mais potência a partir das células de hidrogênio.