A Sony e a Nintendo estão vendo seus rendimentos com games cair graças aos sistemas móveis de smartphones e tablets iOS, da Apple, e Android, da Google.
Em 2009, 81% das receitas de jogos de videogame pertenciam às duas fabricantes japonesas, mas a participação da dupla caiu quase pela metade deste então: está em 42% este ano, de acordo com informações da consultoria Flurry Analytics.
A empresa de pesquisas aponta que os rendimentos do mercado de games portáteis, que foram de 2,7 bilhões de dólares em 2009, cairam para 2,5 bilhões de dólares em 2010 e voltaram a subir para 3,3 bilhões este ano.
“A tendência mais impactante é que os games para iOS e Android triplicaram sua participação no mercado de cerca de 20% em 2009 para quase 60% em apenas dois anos”, afirma o analista da Flurry, Peter Farago, em um post no blog da companhia.
“Ao mesmo tempo”, continua, “a Nintendo, que era a líder do mercado, viu sua participação reduzida para cerca de um terço do setor em 2011, sendo que controlava mais de dois terços em 2009.” A fabricante do Wii e do 3DS viu sua participação em rendimentos no mercado de games portáteis cair de 70% para 36%, entre 2009 e 2011.
Farago explica que a o modelo tradicional de games portáteis, no qual um consumidor paga cerca de 200 dólares pelo console e mais 40 dólares por jogo, está sendo destruído pelo modelo de games móveis.
O modelo usado nos tablets e smartphones oferece jogos mais baratos (muitos saindo por menos de 1 dólar), assim como games “freemium” em que os jogadores podem pagar por upgrades e fases extras. Esse modelo também oferece aparelhos mais baratos e poderosos do que os encontrados no mercado de games portáteis.
“Como resultado, os dias de pagar 25 dólares, ou mais, por um jogo em uma loja podem estar próximos do fim”, prevê o analista. “Além disso, a base instalada de aparelhos iOS e Android não apenas alcançou o grande público, como também continua a crescer com taxas sem precedentes.”
Games como "Real Racing 2" ajudam iOS e Android a ganhar mercado da Sony e Nintendo