Pesquisadores de segurança do Instituto de Tecnologia da Informação Segura (Sit) da Alemanha e do Center for Advanced Security Research Darmstadt (Cased) desenvolveram uma forma de diminuir o risco para profissionais que utilizam smartphones pessoais nas empresas.
Os especialistas desenvolveram um método de repartição de dispositivos Android em duas áreas: uma para aplicações pessoais e outra para aplicações de negócios. Ao fazer isso, eles esperam oferecer aos departamentos de TI uma forma de tornar aparelhos pessoais mais adequados para ambientes corporativos, sem impor restrições que dificultam o uso fora do trabalho.
O software chamado de BizzTrust for Android será lançado nesta quinta-feira (13/10) em Nuremberg, Alemanha. Operadoras de telefonia, como a AT&T, trabalham em softwares com funções similares.
A plataforma Android foi mudada para marcar os dados de aplicações confiáveis. Isso permite que as empresas identifiquem aplicativos corporativos e não corporativos.
O BizzTrust foi projetado para fornecer duas áreas protegidas para aplicativos e dados. As áreas são distinguidas por um esquema de cores diferentes, vermelho everde, que se alternam com apenas dois toques.
Smartphones que usam o software podem distinguir aplicações de negócio das pessoais e armazenar e proteger os dados de forma apropriada. Os departamentos de TI, portanto, não precisam se preocupar que um pedido pessoal possa expor dados utilizado por uma aplicação de negócio.