O aparelho da ZTE traz uma câmera de 2 megapixels, conectividade Wi-Fi e Bluetooth |
Com a popularização do Android, ter um aparelho com esse sistema operacional Android não significa mais gastar quase o preço de um notebook em um smartphone. Aparelhos mais simples, com menos recursos, já conseguem oferecer uma experiência similar, como o novo ZTE V821, o primeiro Android à venda no Brasil com capacidade para aceitar dois SIM cards de operadoras distintas.
Como a maioria dos aparelhos com "dois chips", o V821 está à venda apenas no varejo online. Oferece, em termos de configuração, o básico para qualquer telefone que rode o sistema do Google: câmera de 2 megapixels, conexões Wi-Fi e GPS, Bluetooth, tela sensível ao toque com resolução 320 x 240, 256 MB de memória interna e slot para cartão microSD (até 32 GB).
Complementa o pacote o teclado QWERTY integrado (retroiluminado), deixando o V821 em formato "candybar" e com design parecido com um BlackBerry. A parte traseira do aparelho tem acabamento com o detalhe de um andróide em cinza claro e um contorno vermelho metálico, com bordas arredondadas e fáceis de segurar.
O gerenciamento dos dois SIM cards de operadoras é feito de maneira fácil e direta. Você define nas configurações do aparelho qual será a operadora principal (para voz, por exemplo), e deixa o segundo 'chip' para transmissão de dados ou receber ligações de outra operadora.
Os dois SIM cards se encaixam um sobre o outro em compartimentos separados na parte traseira do aparelho. Na hora de ligar ou mandar um SMS, basta selecionar na própria tela a operadora desejada. E, para dados, o V821 também tem conexão Wi-Fi, o que pode ajudar a economizar no plano de dados. Vale ressaltar que o V821 não é um aparelho 3G: ele usa conexões GPRS/EDGE (mais lentas) para acessar a internet pelo plano de dados.
Para usar o V821, porém, é preciso ter paciência. Ao contrário da maioria dos Androids mais avançados, que usam uma tela com tecnologia resistiva (leia-se mais sensível ao toque, como no próprio iPhone), o V821 tem uma tela com a tecnologia capacitiva para receber o toque do dedo do usuário, o que causa lentidão e provável frustração com o aparelho já na tela de bloqueio (nem sempre dá para "arrastar") o ponteiro para desbloquear a tela.
Além disso, a resolução da tela é baixa, tornando um pouco mais complicada a leitura de itens - e muitas vezes, ao digitar um e-mail ou texto, o teclado virtual surge sobre a tela diminuta, reduzindo ainda mais o espaço útil. Pelo menos o aparelho, que vem desbloqueado, vem com os recursos completos do Android 2.2 "Froyo", incluindo acesso ao Android Market, Gmail, Google Maps (sim, ele tem GPS) e YouTube. O Google Talk não estava instalado na unidade de testes. Adicionais da ZTE incluem aplicativos Java, um app agregador de redes sociais (IM & Social) e rádio FM.
O uso de um aparelho com dois SIM cards depende muito do perfil do usuário - fazer e receber ligações mais baratas (ou de graça) são o principal motivo para ter um desses. Pelo menos o Android não vem limitado (como ocorre com determinadas operadoras). Se você precisa de dois SIM cards no aparelho, não faz questão do 3G e consegue não se irritar com a tela pequena e pouco sensível ao toque, o ZTE V821 pode ser uma alternativa interessante.