Embora seja muito bonito e lustroso, o iPhone 4 não funciona nas redes com tecnologia 4G. O smartphone pode até ser o mais desejado entre os consumidores, mas está longe da vanguarda no que diz respeito à sua tecnologia de transmissão de dados.
Um estudo recente feito pelo site de compras e análise de produtos Retrevo revelou que 34% dos usuários que têm um iPhone acreditam que o aparelho usa a banda larga móvel de alta velocidade. Claro que esse pessoal todo está completamente enganado, visto que o iPhone ainda está longe de funcionar com a tecnologia LTE.
A pergunta feita para 1.081 donos de smartphones nos Estados Unidos foi a seguinte: “Você planeja comprar um celular 4G nesse ano?” Entre as opções, lá estava o “Já possuo um”. 34% dos donos de iPhone marcaram essa opção. Entre os donos de BlackBerry, 24% também optaram pela mesma resposta, ainda que os aparelhos BB também não estejam adaptados para o 4G.
O pessoal do Retrevo levanta a hipótese de o nome iPhone 4 dar a entender que se trata de um smartphone para redes 4G. Não podemos culpar esses consumidores, visto que a segunda geração do smartphone, chamada de iPhone 3G, tinha esse nome justamente para indicar que não dependia somente do EDGE.
As ofertas de aparelhos compatíveis com a banda larga móvel de alta velocidade ainda são bem poucas, e quase que exclusivas da plataforma Android.
Reza a lenda que a próxima geração do iPhone (iPhone 5? iPhone 4S?) vai funcionar nas redes 4G. Mas nós só teremos essa confirmação quando, mais uma vez, o CEO da Apple subir no palco provavelmente do Moscone West para mostrar as novidades da companhia para o mercado de telefonia. Enquanto isso, nada de pensar que o iPhone 4 tem esse nome por causa do 4G.
VEJA MAIS EM: