12 de jul. de 2011

Android já é líder em 6 de 8 importantes mercados


Taxa de crescimento indica que se pode chegar a cerca de 1 milhão de dispositivos ativados ao dia ainda este ano. Foto: AFP
Sistema operacional estaria ganhando força com a atualização de celulares antigos



 O Android já é o sistema operacional de smartphones líder em seis de oito países considerados chave - e que não incluem o Brasil. De acordo com pesquisa da consultoria Kantar Worlpanel ComTech, o Nokia Symbian foi ultrapassado na Espanha no último trimestre. O Android lidera nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha, França e Espanha. Na Itália e na Austrália a liderança é respectivamente do Symbian e do iOS. As informações são do jornal The Guardian.

No Reino Unido, o crescimento do Android está ocorrendo por conta da atualização de plataforma de usuários de celulares comuns. Segundo a pesquisa, somente 1,4% dos usuários de Android do Reino Unido migraram do iPhone. A RIM também tem ganho clientes no Reino Unido. Aproximadamente 85% dos novos clientes da empresa vieram de celulares antigos. Na sexta-feira, a empresa anunciou que ganhou um milhão de novos usuários somente na Europa nas últimas três semanas. A participação do Android no país cresceu de 1% para 9% no mercado mercado de junho do ano passado a junho de 2011, enquanto a Apple dobrou de 5,6% a 10% de fatia no período.

Apesar disso, a RIM apresentou declínio nos Estados Unidos e não cresceu na Austrália. Em geral, o número de smartphones tem crescido fortemente nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália.
"Ainda não temos visto migração de consumidores entre Android e Apple. Nossos dados dizem que os clientes da Apple e do Android são intensamente fiéis quando escolhem atualizações. Uma das razões é o investimento que eles fazem em aplicativos. Na França, os clientes iPhone por exemplo baixam mais de 10 aplicativos por mês. Esse investimento pode ser perdido com a migração", explicou ao Guardian Dominic Sunnebo, diretor de consumo global da Kantar Worldpanel ComTech.

A pesquisa da Kantar entrevistou mais de um milhão de consumidores de smartphones somente na Europa. Os dados excluem vendas empresariais, o que significa que alguns índices que se referem a RIM podem ter sido subestimados.