20 de fev. de 2013

Veja como deverá ser o novo Playstation 4

PlayStation 4
Nesta quarta-feira, 20, a Sony fará um grande anúncio sobre o Playstation. Muitos apostam que finalmente a japonesa revelará o Playstation 4, ou Orbis, como ele tem sido chamado extra-oficialmente.

Será que o jejum de quase sete anos será quebrado e conheceremos a próxima geração de videogames? Não temos certeza, mas há muitos indícios de que sim. Há muitos rumores e informações em volta do novo console da empresa. Por isso reunimos aqui tudo o que ouvimos falar. Assim você pode se preparar conosco e já matar um pouco da ansiedade. Dê uma olhada:

Processador e especificações:

Um dos principais elementos em um videogame novo é a sua capacidade de processamento. Em resumo, o quão bom o console é como máquina.

No caso do Playstation, diz-se por aí que ele contará com processador AMD64 “Bulldozer” de oito núcleos com 1,6 GHz e 8 GB de memória RAM. Se for verdade, a Sony estaria deixando para trás a arquitetura Cell, criada em parceria com a IBM, utilizada no Playstation 3.

A diferença na arquitetura, no entanto, deve trazer uma má notícia: o Playstation 4 poderia deixar de ser compatível com jogos das gerações anteriores. Um representante da Eletronic Arts chegou até a confirmar o rumor, afirmando que não seria possível uma retrocompatibilidade.

O blog Kotaku disse que o modelo para desenvolvedores contava com 160 GB de memória interna – pouco se você precisar baixar muitos jogos –, mas espera-se mais espaço da versão final.

O videogame ainda deverá ter quatro portas USB 3.0, HDMI e suporte a Blu-Ray.


Novo controle:

Nas últimas semanas vazaram fotos de supostos protótipos do novo controle do Playstation. O design é semelhante, mas há indícios de uma grande mudança que incluiria a área sensível ao toque. A ideia faz sentido por dois motivos: para criar maior integração com o PS Vita, que conta com touchscreen em sua parte traseira; e para concorrer com o controle do Wii U, equipado com um GamePad munido de tela sensível ao toque.


Reprodução

Recentemente, a Sony chegou a registrar patente de um produto chamado EyePad, algo semelhante a um GamePad. O documento prevê aparelho com seis sensores de movimento, touchscreen, Joystick e bordas iluminadas que reproduzem funções similares às bolas coloridas do Playstation Move.

A patente ainda descreve o EyePad com duas câmeras sensíveis a movimentos, que podem ser utilizadas para reconhecimento de gestos.

Outro aspecto interessante é que, segundo a revista Edge, o controle virá com um botão Share, ferramenta para gravar 15 minutos de jogos e compartilhar online.

Bloqueio de jogos usados

Esta talvez seja uma das novidades mais desagradáveis. No início do ano a Sony registrou patente denominada como “Sistema de processamento de conteúdo eletrônico”, que fala sobre associar jogos em discos com a conta de determinado usuário.

A ferramenta seria utilizada para obrigar o jogador validar seu game e fazer com que apenas ele possa jogá-lo. A manobra seria uma tentativa de acabar com o mercado de usados e impediria até mesmo você de emprestar um jogo a seu amigo.

Streaming de jogos

No ano passado a Sony adquiriu a Gaikai, serviço de jogos pela nuvem por US$ 380 milhões. De acordo com o The Wall Street Journal, a japonesa deverá utilizar a tecnologia para oferecer Streaming de jogos, principalmente os de PS3 – o que poderia corrigir parte do problema de retrocompatibilidade.

O jornal ainda diz que o serviço não impedirá o funcionamento de jogos em mídia física. A dúvida é como será a infraestrutura deste serviço, visto o custo enorme de servidores para transmitir arquivos pesados como jogos de última geração.

Reprodução



Cópia digital sempre:

Serviços de distribuição digital de games têm “roubado” cada vez mais jogadores dos consoles para os computadores. É esperado que, como tentativa de proteção, a Sony invista mais nos jogos digitais distribuídos em sua rede disponibilizando versões virtuais simultaneamente com o lançamento físico.

Múltiplos usuários:

Segundo o Kotaku, a Sony permitirá a mais de uma pessoa fazer login no videogame. A ferramenta pode ser útil para trabalhar com a personalização para cada usuário. Quando estiverem jogando a mesma partida, todos poderão ganhar troféus, por exemplo.

Resolução 4K:

Outra novidade interessante: o próximo Playstation teria suporte à resolução 4K, também conhecida como UltraHD e com definição quatro vezes superior ao FullHD conhecido hoje.

A estratégia faz sentido principalmente se vista como manobra da Sony para alavancar a demanda pela tecnologia, presente em seus próximos televisores.

Dual Camera

A Playstation Eye, espécie de webcam do videogame, também deve evoluir e se tornar “Dual Camera”. O equipamento teria duas câmeras capazes de gravar em 720p, quatro microfones e um sensor de movimento.