11 de dez. de 2012

Facebook vence internautas e implementa nova política de dados


Usuários do Facebook
Terminou às 18 horas desta segunda-feira, 10, o prazo para que os internautas se posicionassem sobre mudanças na Declaração de direitos e responsabilidades e Política de uso de dados no Facebook.

Embora a maioria tenha votado contra as novas propostas, a audiência não foi suficiente para manter a atual política. Quase 600 mil rejeitaram os novos documentos, aprovados por cerca de 80 mil. Para que a vontade do público fosse implementada, era preciso que pelo menos 30% dos usuários vetassem as mudanças, isto é, cerca de 300 milhões de pessoas.

Os resultados consolidados serão oficializados na terça-feira nesta página. Proposto no dia 21 de novembro, o documento trata da privacidade dos usuários, processo de governança do site, propriedade do conteúdo, políticas de propaganda e ainda propõe unificação com a base de dados do Instagram, recentemente comprado pela rede social.

Assunto sensível aos internautas, as informações pessoais seguirão sendo entregues a anunciantes, parceiros e desenvolvedores que criam os jogos, aplicativos e sites. Segundo o Facebook, normalmente as informações de cada internauta são armazenadas até a exclusão da conta, mas o prazo pode ser estendido caso a empresa julgue conveniente.

Clique aqui para entender a nova política de dados, leia alguns esclarecimentos a respeito do tema e confira a nova Declaração de direitos e responsabilidades.

Críticas

O grupo de ativistas Europe-v-Facebook afirmou na semana passada que irá processar o escritório do Facebook na Irlanda, onde as operações da empresa são comandadas.

Há cerca de um ano o grupo pede mais proteção de dados na rede social. Os ativistas alegam estar decepcionados com a Comissão Irlandesa de Proteção de Dados, que realizou auditoria após a organização arquivar diversas queixas.

“A Irlanda obviamente não tem grandes interesses políticos em ir contra essas companhias porque ela é dependente dos empregos que elas criam”, disse Max Schrems, fundador do europe-v-facebook, à Reuters.

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