29 de dez. de 2012

Determinação do CGI poderá afetar e-mails a partir de 2013

E-mail

Para reduzir o volume de "spam" no Brasil, o CGI BR (Comitê Gestor da Internet no Brasil) determinou aos provedores de acesso e às empresas de telefonia que não permitam o envio de e-mails a partir da porta de saída 25. A determinação, no entanto, poderá impedir o usuário de enviar mensagens normalmente a partir de primeiro de janeiro, segundo a Exame.


Clientes de serviços como Outlook, Windows Mail e Apple Mail, por exemplo, deverão usar a porta 587, considerada mais segura. A principal diferença entre as portas é que a 587 confere login e senha do usuário antes de disparar uma mensagem. Na prática, isto dificulta o trabalho de criminosos.

Usuários do Gmail, Hotmail, Yahoo Mail e outros serviços que podem ser acessados diretamente pelo browser não perceberão nenhuma diferença. Já as pessoas que utilizam clientes instalados no PC, como é o caso do Outlook, podem ter o envio de mensagens bloqueado caso ainda usem a porta 25 para disparar e-mail.

Quem tiver a configuração antiga e for afetado pelo problema, deverá ir até a aba “configurações de e-mail” de seu programa de mensagens eletrônica e selecionar o item “porta de saída”. Neste campo, será necessário trocar o número 25 por 587.