10 de dez. de 2012

App para Android transforma publicidade em luta contra a fome


Um tipo inovador de propaganda para celulares está sendo utilizado para arrecadar dinheiro para apoiar esforços na combate à fome. Chamado de GetCharitable, este aplicativo para Android substitui o papel de parede do telefone com uma propaganda atualizada periodicamente. A receita desses banners é direcionada para um grupo internacional de combate à fome – oferecendo gratuitamente, assim, uma maneira de os usuários combaterem o problema.
Nascido do cérebro dos antigos estudantes da Auburn University, Michael Isaacs e Kyle De Tulio, o GetChritable tem, até agora, somente algumas centenas de usuários. No entanto, Isaacs disse que os dois estão prontos para ajudar a construir uma base de usuários.
“Nosso próximo passo é chegar ao alvo mais avançado. No momento, nossos usuários logam com as suas contas de Facebook. E isso nos fornece os dados para sabermos quem estamos alcançando. Mas seremos capazes de alcançar novos segmentos e grupos”, diz ele.
Isaacs diz que a ligação com o Facebook tem propósitos estritamente domésticos, e que o GetCharitable não passará informações de seus usuários para análises externas. “Não estamos interessados nisso. Nós queremos fornecer conteúdo de qualidade”, afirma, ressaltando que o popular serviço de música Spotify fez a mesma coisa no começo.
O back end do GetCheritable funciona no Windows Azure, que Isaac descreve como “realmente impressionante”, acrescentando que empresas novas têm uma boa relação com a Microsoft.
“Chegamos em um ponto de conforto suficiente para dizer que essa é uma coisa boa, e que vai dar certo... A boa notícia é que está em uma extrema escalada”, diz ele.

Isaacs também tem altos elogios para o parceiro do GetCharitable, a ONG Hunger Relief International.

“Nós simplesmente amamos o modo como eles têm um modelo sustentável… quando eles vão a algum lugar, eles não simplesmente jogam a comida. Eles ensinam [as pessoas] a construir sua comunidade... o sonhe deles é que, um dia, sejam capazes de construir uma área sustentável”, diz Isaacs.

Outras parcerias com mais organizações sem fins lucrativos estão sendo discutidas, segundo ele, mas nenhuma deve ocorrer de imediato.

O download do aplicativo pode ser feito na loja da Google PlayMais informações disponíveis em http://getcharitable.com.