O Google revelou, na última semana, vários novos parceiros relacionados aos produtos Google TV e seu lançamento na 2012 Consumer Electronics Show (CES), que ocorre entre 10 e 13 de janeiro, em Las Vegas (Nevada, Estados Unidos). A revelação de maior vulto envolve a fabricante de semicondutores Marvell, que fornecerá a próxima geração do hardware Google TV com seu Armada 1500 HD Media system-on-a-chip (SoC).
O Armada 1500 SoC da Marvell é um chip com base ARM e que deve custar menos do que o chip Intel Atom com base x-86, que foi usado na primeira geração dos dispositivos. Os desenvolvedores Android também podem sair beneficiados com a mudança, já que tudo indica que, com chips ARM, vai ser mais fácil adaptar aplicativos para rodarem na TV do Google.
A primeira geração dos dispositivos falhou por causa do custo do hardware, que era de aproximadamente US$ 300. Neste ponto, a Apple pode ser a responsável por estabelecer as expectativas de baixos preços impostas pelo mercado ao oferecer dispositivos Apple TV a US$99. Além disso, invasores conseguiram alterar as unidades do produto da empresa de Cupertino para que executassem aplicativos iOS, revelando a facilidade de apoio que os produtos da companhia têm para apps iOS. Ao fazer isso, a Apple poderia aumentar o nível de competição com o Google, já que a disponibilidade dos apps Android no Google TV é um grande foco da venda.
Em um post de blog na quinta-feira (05/01), Michey Kim, chefe da Google TV, observou que o Google possui agora mais de 150 aplicativos Android desenvolvidos especificamente para o produto e milhares de apps desenvolvidos para os telefones Android que, também, devem funcionar no aparelho.
Além de nomear a Marvell como parceira, Kim também anunciou que a lista dos afiliados de hardware da Google TV agora incluem a empresa LG e a fabricante de chips MediaTek, além de Samsung, Sony e Vizio.
Segundo Kim, a LG irá mostrar uma nova linha de TVs, com o apoio da Google TV, que utilizam o chipset L9 da empresa nesta semana, mas a companhia já mostrou a que veio: na sexta-feira (06/01), a LG anunciou a LG Smart TV com a Google TV, que inclui as tecnologias Cinema 3D e Smart TV da empresa. A TV 3D será especialmente fácil de usar, graças ao Magic Remote Qwerty, uma unidade de controle remoto com um teclado. A novidade é esperada para esse ano. O preço não foi revelado.
Também espera-se que a Sony mostre uma nova TV com a Google TV no CES. A Vizio terá suas próprias demonstrações privadas sobre seus dispositivos no evento.