Você gosta da idéia de jogar no smartphone, mas prefere botões de verdade a uma tela de toque e não está a fim de investir em um Xperia Play? A empresa sueca Fluctel tem uma solução: é o Gametel, um joystick Bluetooth para smartphones (Android e iOS) e tablets, em exibição durante a CES 2012 em Las Vegas, EUA.
Nos smartphones, o controle é acoplado ao aparelho usando um "braço" retrátil. Testamos o arranjo em dois aparelhos diferentes, um Motorola Atrix e um Samsung Galaxy Nexus, e o conjunto é bastante sólido, sem risco do smartphone se soltar e cair durante uma partida mais intensa.
Gametel acoplado a um Motorola Atrix
A instalação do acessório não poderia ser mais fácil: encaixe o smartphone, "pareie" o controle com ele e pronto! O Gametel tem direcional, botões Select e Start, quatro botões de ação e dois gatilhos, mas não tem alavancas analógicas (ou um equivalente, como no Xperia Play). Se um jogo foi projetado com suporte a joystick, deverá funcionar automaticamente com o Gametel. A fabricante afirma estar conversando com desenvolvedoras como a Electronic Arts e a Gameloft para aumentar o suporte a seu acessório.
Sua bateria interna tem autonomia para nove horas de jogo contínuas, e pode ser recarregada usando um carregador com cabo mini-USB, como os de qualquer smartphone moderno. Quem prefere jogar em um tablet também pode usar o Gametel. Nesse caso basta recolher o "braço" e usar o aparelho como um gamepad sem fios.
O Gametel já está disponível em alguns países como o Reino Unido, onde custa 50 Libras (cerca de 77 dólares). A fabricante ainda está procurando distribuidores interessados em comercializar o produto nos EUA e em outros países.