" Equipado com Android 2.3.3, ele pesa 110g e tem todos os recursos de um smartphone dessa categoria: Wi-Fi, 3G, Bluetooth, GPS, rádio FM, acelerômetro e até 32 GB de armazenamento por meio de cartões MicroSD "
Design
O Spice Key tem um design curvo bem confortável. A tela de 2,8 polegadas sensível ao toque é bem maior do que o teclado, e é isso que distingue o Spice Key de outros aparelhos com design similar. Para o tamanho, a resolução não é muito alta: 240x320 pixels, mas é suficiente para ler textos ou assistir vídeos. Também há suporte para gestos multitoque, como "zoom com pinça" em fotos ou páginas da web.
Design: tela grande e teclado compacto
O teclado QWERTY é bem compacto, mas nem por isso as teclas são menores do que a média do mercado. Na verdade, elas contam com um relevo inteligente que separa os dois lados do teclado e dá uma precisão extra na hora de digitar com os dedões. No começo é um pouco difícil se adaptar, mas depois de um tempo de uso esse design se mostra eficiente. Por outro lado, como o teclado fica posicionado muito na base do smartphone, você provavelmente vai sentir dores nos polegares se ficar digitando textos muito longos.
Repare no relevo e na proximidade das teclas Android em relação à tela
A saída para fones de ouvido acompanha o botão de força na parte superior do aparelho. Em um dos lados fica o conector USB; do outro lado ficam os botões de volume e algo que está ficando raro nos smartphones de hoje: um botão para a câmera.
Multimídia
Apesar da baixa resolução, as fotos tiradas com a câmera de 3 megapixels ficam boas em locais com iluminação natural. Em ambientes fechados ou locais com pouca luz, por outro lado, a temperatura da cor fica um pouco mais baixa do que deveria ser, ou seja, espere fotos azuladas. Essa mesma câmera também grava vídeos em definição padrão (640 x 480 pixels, resolução também conhecida como 480p ou "VGA").
Software
Com Android 2.3.3, também conhecido como Gingerbread, o Spice Key tem acesso aos milhões de aplicativos do Android Market. A interface de usuário é a "Moto Switch UI": uma tela de início tradicional que pode ser personalizada com widgets e atalhos e uma dock estilo iPhone com o menu de aplicativos e três outros atalhos que podem ser personalizados.
Há pouco software pré-instalado. Por exemplo, não há nenhum aplicativo de escritório, como o Quickoffice, nem sequer um visualizador de documentos do Microsoft Office (embora ele possa ser baixado gratuitamente no Android Market). Se você gosta de jogos, irá se divertir com o Spice Key: jogos básicos como Angry Birds e Fuit Ninja funcionam muito bem no aparelho.
Bateria
Em nossos testes, a bateria do Spice Key não deixou a desejar e aguentou bem um dia. Tiramos ele da tomada às 9h e assistimos a uma hora de vídeo com brilho da tela no máximo, utilizamos uma hora de internet Wi-Fi, 20 minutos de ligações, 30 minutos de internet 3G, 20 minutos de jogos e 40 minutos apenas digitando texto, além de tirar algumas fotos.
Ao fim do dia, por volta das 23h30 surgiu na tela uma notificação indicando 15% de bateria. Isso quer dizer que, com um uso mais moderado dos recursos, ele aguentaria dois dias de uso.
Conclusão
Como um smartphone Android básico de baixo custo, o Spice Key é bem balanceado e não deixa a desejar. Ele é definitivamente atraente para quem não gosta de teclados virtuais e prefere um teclado físico QWERTY ou para quem gosta de trabalhar com textos no smartphone.
Atualmente o Spice Key é comercializado pela operadora Claro, e sai por R$99 reais no plano "Sob Medida 130".
Fabricante: | Motorola |
Pontos fortes: | Teclado QWERTY completo Tela multitoque de 2,8 polegadas É rápido e responde bem aos comandos |
Pontos fracos: | Por causa da posição, é muito comum pressionar um dos botões Android por acidente ao deslizar o dedo sobre a tela. |
Preço: | R$99 reais na Claro com o plano "Sob Medida 130" |