Para a maior parte, a atualização é um redesign da interface do usuário que introduz novas categorias, navegação melhorada, classificação de conteúdo de aplicativos e mais. Além disso, algumas características serão importantes para desenvolvedores e usuários, incluindo uma mudança na tela de reembolso e nas capacidades adicionais segmentação do dispositivo.
Essas atualizações não são tudo o que a Google estava guardando, apenas as que serão reveladas por enquanto. O chefe do Android Developer Ecosystem Eric Chu provocou em um post, “nós ainda não acabamos… fiquem atentos.”
Para os usuários, a atualização do cliente virá com algumas mudanças úteis que ajudarão no uso e navegação do Android Market. Segundo a Google, elas são as seguintes:
Novos Recursos para os Usuários
- Novo Carrossel na Home e Telas de Categorias: O carrossel novo permitirá que você “folheie” pelos aplicativos promovidos e vá imediatamente para as páginas de download deles.
- Duas Novas Categorias para Widgets e Live Wallpapers: Para destacar os widgets e os live wallpapers, esses aplicativos terão suas próprias categorias na loja.
- Outras Novas Categorias: Embora com poucos detalhes, a Google diz que também irá adicionar mais categorias para os aplicativos e jogos populares nas próximas semanas.
- Conteúdo Relacionado: A página de detalhes dos aplicativos agora terá conteúdo relacionado, que irá direcionar os usuários aos aplicativos semelhantes.
- Informações de Aplicativos em uma Página: Ao invés de ter que percorrer pelas abas, todas as informações do aplicativo agora ficará numa única página.
- Ratings de Conteúdo: A Google introduziu um novo sistema de classificação de conteúdo para os aplicativos, que inclui categorias como Todos, Pré-Adolescentes, Adolescentes e Adultos.
- Redução da Janela de Reembolso: A janela de reembolso de aplicativos agora é de 15 minutos. A Google diz que a maioria dos usuários que solicitarem o reembolso o fazem imediatamente, então esta mudança não será notada pela maioria.
Mudanças para os Desenvolvedores
Os desenvolvedores devem estar cientes:
- Ratings de Conteúdo: Como mencionado acima, existem novas classificações de conteúdo para os aplicativos. Se os desenvolvedores não atualizarem seus aplicativos com uma classificação adequada, serão marcados automaticamente como “Adulto.”
- Redução da Janela de Reembolso: Também dissemos acima que a janela de reembolso foi reduzida para 15 minutos. A Google disse que isso vai ajudar os desenvolvedores a gerir seus negócios de forma mais eficaz.
- Segmentação de Dispositivos pelo Tamanho da Tela e Outros: Os desenvolvedores agora podem segmentar dispositivos pelo tamanho da tela, densidade e até pelos formatos de compressão de textura GL.
- Aumento no Tamanho Máximo de Arquivos APK: Os arquivos APK agora podem chegar até 50 MB para suportar jogos mais ricos de detalhes, segundo a Google.
Mais Atualizações Estão a Caminho?
Embora muitas dessas mudanças são apenas atualizações menores ou mudanças na interface do usuário a Google diz que “ainda não acabou,” e que o Android Market rapidamente terá melhoras para usuários e desenvolvedores “nas próximas semanas e meses.”
Essas atualizações que virão provavelmente terão recursos como as tão prometidas instalações de arquivos OTA (over-the-air) e o Google Music, como demonstrado no Google I/O, mas sabemos que muitos desenvolvedores esperam ansiosamente o suporte para pagamentos in-app.